quinta-feira, 15 de novembro de 2012

VALE A PENA LER...

A ARTE DE MUDAR

Já faz um tempinho que não apareço por aqui. Talvez tenha sido resultado das constantes mudanças que aconteceram em minha vida nos últimos meses. Aliás, MUDANÇA é exatamente o assunto desse texto.

Em julho desse ano, ao sair de férias, resolvi pensar em minha vida profissional e refletir sobre os rumos que ela estava tomando. Onde eu pretendia chegar? O que eu precisaria fazer para alcançar meus objetivos profissionais? Pensei muito sobre o assunto e percebi que, caso continuasse onde estava, permaneceria no mesmo cargo, na mesmo mesa, ganhando o mesmo salário. Era isso mesmo o que eu queria?

Para mim,minha posição como profissional na empresa, estava bastante confortável, pois sabia que vinha exercendo um bom trabalho. Porém, estava incomodado com o fato de não haver mais a possibilidade de crescimento e eu precisava dar um novo rumo em minha vida urgentemente.

Ao retornar de minhas férias, mais descansado, com a cabeça fresca e pronto para mais um ano intenso de trabalho, resolvi me mexer e correr atrás de meus objetivos. O primeiro passo foi enviar currículos e torcer para que fosse chamado. Apesar de ter pressa, não imaginava que poderia mudar de emprego ainda esse ano e, para minha surpresa, fui convidado a participar de uma entrevista em uma empresa de tecnologia. Foi um processo longo e dividido em três fases. Quando recebi a notícia da aprovação, fiquei muito feliz, mas ao mesmo tempo, fiquei triste por saber que não iria mais trabalhar na Escola e não teria a presença diária dos amigos que conquistei durante os três anos e meio que permaneci lá. No final de agosto, me despedi do meu trabalho para iniciar uma nova jornada no início de setembro. 

Tomar a decisão de mudar de emprego não foi nada fácil. Quando você cria vínculos muito fortes com as pessoas n trabalho, mais difícil será para seguir em frente quando chegar a hora. Eu adorava as pessoas que trabalhavam comigo e adorava meu local de trabalho mas, para crescermos na vida, é necessário que algumas MUDANÇAS sejam realizadas. 

A escolha do novo emprego não poderia ter sido melhor. Novos ares, novo aprendizado, é mais perto de minha casa e parece que meu lado criativo voltou a funcionar melhor do que nunca!

No meio desses acontecimentos, houve a mudança de residência do meu amor, que saiu da casa dos pais para morar sozinho. Apesar da mudança não ser minha, toda a minha rotina de final de semana foi alterada, mas pense que foi para pior, pelo contrário, melhorou muito!

Antes da mudança de casa, nos víamos sempre nas sextas-feira por algumas poucas horinhas e no sábado a mesma coisa. Hoje, saio com mala de casa praticamente toda sexta e só retorno no domingo. Dá para namorar muito, assistir filmes, jogar no iPad, receber os amigos etc. É tão bom ficar juntinho sem precisar ficar olhando o relógio preocupado com as horas... Estou adorando essa minha nova vida!

Algumas semanas depois da mudança do meu amor, meu pai resolveu fazer uma pequena reforma em casa. Foi decidido que deveria ser colocado piso nos quartos. Ficou lindo, mas como toda obra, foi impossível não gerar transtorno. Os guarda-roupas foram desmontados e remontados na sala, todos os itens que estavam nos armários, foram realocados em várias partes da casa e, quando precisávamos de algo, era um tormento encontrar. Era poeira pela casa inteira e para trocar de roupa, era preciso fazer toda uma manobra.

O piso foi colocado, as paredes foram pintadas e os guarda-roupas foram remontados. No caso dos meus pais e de minha irmã, os itens que moravam nos armários, voltaram para lá quase que sem problemas, porém no meu caso, todas as coisas ficaram empilhadas em um canto do meu quarto para que, com calma, eu pudesse olhar e jogar fora o que deveria ser descartado e guardar apenas o que realmente fosse necessário.

Em minha família parece que temos adoração por guardar coisas. Só de coisas que estavam em meu guarda-roupa, foram jogados fora 5 sacos de lixo daqueles GG cheios de papel. Dentro dele havia 17 anos da minha vida acadêmica. Meus textos e desenhos da EMEI ao Fundamental 1, as matérias, trabalhos e provas do fundamental 2 e Ensino Médio, material dos tempos de cursinho e as matérias, cópias e apostilas da faculdade. 

Ao olhar tudo aquilo, me fiz a seguinte pergunta:

Com qual finalidade guardei tanta coisa por tanto tempo, sendo que nunca peguei esses materiais? O que eu pretendia fazer com isso?

Simplesmente não encontrei a resposta e resolvi jogar tudo no lixo sem dó nem piedade. Apenas os desenhos de quando eu era criança e os textos, foram fotografados. As apostilas da faculdade, foram guardadas por conter muitos textos difíceis de encontrar.

Antes da reforma, eram seis caixas grandes, cheias de materiais e outras tranqueiras. Após a reforma, das seis caixas, apenas uma sobreviveu. Tenho tanto espaço em meu guarda-roupa, que me sinto leve agora, parece que todo aquele passado que ficava guardado, saiu de cima das minhas costas e agora posso caminhar livremente.

MUDEI meu pensamento, eu precisava jogar fora aquilo que fazia parte do meu passado. Tudo o que vivi, ficará marcado para sempre em minha memória. Os papéis se foram, mas a as lembranças, jamais serão apagadas. 

Finalmente tirei o velho para abrir espaço para o novo.

Pesquisando no dicionário online Priberam da Língua Portuguesa, a palavra MUDAR, significa:


1. Fazer ou sofrer alteração. = ALTERAR, MODIFICAR, TRANSFORMAR ≠ CONSERVAR, MANTER
2. Variar de habitação ou residência.
v. tr. e intr.
3. Tirar de um lugar ou posição para outro. = DESLOCAR, MOVER, TRANSFERIR
4. Substituir, trocar.
5. Dispor ou apresentar-se de outra forma. = MODIFICAR, RENOVAR
6. Dar outra orientação, direção ou sentido. = REDEFINIR, REDIRECIONAR
7. Estar na muda (da pena, da pele etc.).
v. intr.
8. Cambiar, variar.

Eu mudei, modifiquei, me transformei, desloquei e movi coisas, troquei, renovei, redirecionei. Esse ano foi um ano de muitas mudanças positivas. tenho certeza que lá no dia 31 de dezembro, quando for fazer as contas de 2012, o salda será positivo. É claro que nem sempre mudanças são boas, mas às vezes ela se faz necessária e temos que encará-la de frente. 

No meu caso, eu só tenho que agradecer por tudo o que ocorreu até o momento, pois todas as mudanças foram excelentes e vieram no momento certo. 

Sei que mudar dá medo, mas devemos sempre tentar combater esse sentimento e ir em frente. Vai que dá certo! E se não der, mude novamente até acertar!

Wagner Batizelli