quarta-feira, 18 de julho de 2012

VIAGENS E PASSEIOS...

SALVADOR - BAHIA

Ao entrar hoje em meu blog, me surpreendi ao perceber que faz dois meses que não passo por aqui. Foi um período longo de férias, mas ao mesmo tempo, necessário para absorver novas experiências e adquirir novas ideias.

Depois de um ano longo de trabalho, finalmente entrei em férias. Trinta dias para aproveitar para descansar, ler, viajar, ouvir música, namorar, ir ao cinema, teatro, enfim, aproveitar a vida.

A primeira parte de minhas férias foi em Salvador. Nada como o calor do nordeste para tirar o mofo do frio de São Paulo. Todos sabem a paixão que tenho por minha cidade, mas o frio só se for agarradinho com o meu amor!

Eu e meu amigo fomos para a capital baiana "descobrir" o desconhecido e ao chegar em Salvador, fomos surpreendidos pela tranquilidade do aeroporto, que não é dos melhores, mas tem uma boa infraestrutura. Decidimos não pegar o táxi das duas únicas empresas que ficam na área de desembarque e que cobram cerca de R$ 120,00 até a Barra. Decidimos sair do aeroporto e pegar um táxi ou ônibus, mas não havia sinalização alguma que indicasse que algum tipo de transporte público passasse por ali, mas sabíamos que existia.

Ficamos felizes ao perceber que existia um ponto de táxi logo na saída do saguão, mas é claro que ficamos desconfiados, afinal, taxista malandro existe em qualquer parte desse planeta. Porém a sorte estava ao nosso lado. Graças ao Calango, apelido do Sr. Manoel, chegamos em nosso destino por apenas R$ 80,00. Nada como uma boa conversa antes para definir o valor.

Ao chegarmos no Barra Guest Hostel, fomos bem recepcionados e devidamente acomodados em nosso quarto. A localização era ótima: próximo ao shopping, ao comércio e próximo a praia. Exatamente tudo o que um turista gosta e precisa!

Como chegamos no fim da tarde por conta do voo que atrasou e por causa do enorme congestionamento que enfrentamos, resolvemos comer no Barra Shopping. Por não conhecer bem o entorno, esta foi a nossa melhor opção. Por falar em atraso, só recomendo voar pela companhia aérea Gol se realmente não tiver dinheiro ou quiser passar raiva, porque é fato que o voo vai atrasar, é sempre assim e acho um tremendo absurdo e desrespeito com o cliente.

O restante da semana foi maravilhoso. A deliciosa praia da Barra esteve magnífica, subimos e descemos as pedras, visitamos as piscinas naturais, mas o que mais nos chamou a atenção, foram os assaltantes que ficam na parte menos visível das pedras. Um morador que estava lá fumando seu cigarrinho suspeito, nos disse para tomar cuidado, pois havia um cara estranho sentado ali perto e que furtava os pertences dos turistas e sumia sem deixar rastros. Foi com essa sensação de insegurança, que permanecemos em Salvador. Uma cidade muito bonita, mas completamente largada pelo poder público.

Na capital baiana o transporte público é demorado e de péssima qualidade. Somos obrigados a pagar R$ 2,80 para andar em carroças ambulantes. Nós reclamos do transporte em SP, mas lá é bem pior. Ônibus velhos, todos sem ar condicionado, longos intervalos, além das paradas e calçadas mal conservadas, orla mal iluminada, pouco policiamento na rua e uma população completamente sem educação. Vi moradores jogar lixo no chão sem a menor cerimônia. O pior é que não me lembro de ter visto lixeiras nas ruas. No comércio, péssimo atendimento. Fico impressionado como uma cidade turística sabe tratar mal os seus visitantes. A única coisa que nos faz esquecer de tudo isso, foi quando entramos no mar e sentimos o poder e a beleza da natureza.

O Pelourinho é realmente muito bonito com aquelas casas e comércios coloridos, mas não nos sentimos a vontade em adentrar nos becos. Tínhamos a nítida sensação de que estávamos sendo vigiados o tempo todo. O Elevador Lacerda, que liga a Cidade Baixa à Cidade Alta, precisa urgentemente de uma reforminha. Em um dos elevadores me senti em um pula-pula, pois quando ele se movia o balanço era assustador. O Mercado Modelo, com todas aquelas maravilhas que todo turista gosta, seria muito mais legal se não tivessem ciganas na frente ou trombadinhas a todo momento passando e pegando os desavisados. Polícia? Não me recordo de ter visto um único guarda na região.

Longe dos problemas da cidade grande, tive a felicidade de visitar dois lugares incríveis no Litoral Norte da Bahia: Arembepe e Jacuipe. Cidades pequenas, limpas, organizadas, com um povo gentil e bastante simpático, combinam muito bem com o bordão 'Sorria, você está na Bahia!'. As praias são incrivelmente divinas e o visual é de tirar o fôlego. Tenho certeza de que quero muito voltar em breve!

Apesar da constante sensação de insegurança em Salvador, não posso deixar de registrar os momentos maravilhosos que vivenciei nesta cidade. A comida típica no restaurante do SENAC no Pelourinho é divina. Tudo muito bem preparado e surpreendentemente com um atendimento de primeira, me fizeram apreciar o melhor tempero da Bahia. Não posso deixar de citar a vista maravilhosa do Farol da Barra, que encanta e chega até ser poética, deixando a todos de boca aberta, além das Igrejas de São Francisco, no Pelô, com todos aqueles detalhes em ouro e a linda Igreja do Senhor do Bonfim com aquela pintura magnífica no teto, também nos deixou maravilhados.

Salvador tem um potencial incrível, mas precisa urgentemente de alguém de pulso firme para comandar a cidade, preservar seus pontos históricos e, principalmente, colocar a polícia na rua para combater a criminalidade. A cidade precisa de cuidado e de carinho, coisa que infelizmente não vimos por lá.